9 de março de 2009

Bossa '09 fim do dia 1

Depois do almoço mais palestras...

Primeiro a palestra de Stefan Seefeld, muito boa mostrando como usar o boost + python, onde dois cenarios principais foram abordados, uma aplicação Python com modulos escritos em C++ e uma aplicação C++ usando Python como uma linguagem de Script e a troca de informações entre elas.
Admito que embora este cenario não me era desconhecido, nunca havia parado pra pensar como usar isso em uma aplicação minha, fica aqui a nota mental pra estudar mais sobre assunto e as opções possiveis.

Segunda palestra Marcel Holtmann, como sempre o Marcel solta o verbo e reclama de tudo, TUDO, desde o code style do gnome até o gobject, passando pelo dbus etc, muitas vezes com razão. Marcel falou sobre o seu Linux Connection Manager na minha humilde opnião um projeto bem pensado e realmente focado em mobilidade, quando eu vi sobre o projeto pensei, "pra que mais um?", mas fui convencido, do mesmo modo que muita coisa teve que mudar no BlueZ4 pra que ele ficasse mais "usavel" em sistemas embarcados, do mesmo modo o Network Manager não atende esse mercado, os principais pontos, o quais gostaria de destacar são:

Abstração do dispositivos
Códigos dependentes do dispositivo ficam acoplados em um sistema de plugins
Menor dependencia de outros pacotes
O usuario abstrai qual o tipo de conecção (wlan, bluetooth, wimax, ...)
Separação do daemon e da UI (uso de D-Bus)
etc...
Vale a pena ficar de olho, e se tiver paciencia tentar contribuir :D

Pausa pro cafe ;)

Depois Hadi Nahari que fechou com chave de ouro o bossa08 falou sobre Distributed Mobile Security: A Security Model for Mobile Security Based on Cloud Computing, com o seu habitual humor conduziu bem a palestra, detalhe pra camisa do cidadão "I secure eBay", realmente não é pra qualquer um, e mostrou durante a palestra que sabe muito do assunto.

Com isso terminamos o primeiro dia do Bossa Conference '09, quem quiser acompanhar estarei tentando (se a net ajudar) atualizar a galera via twitter.

Amanha tem mais galera.

Nenhum comentário: