13 de março de 2009

Bossa '09 dia 2 tarde

Depois do almoço e da sobremesa a tarde de terça começou com mais 5 palestras das quais uma eu já tinha visto em outra ocasião, a de Patrícia Montenegro, companheira de trabalho do INdT, então comentarei um pouco sobre ela.
A palestra de Patrícia Montenegro - UI from a broken home - The relationship between developers and designers. Que como o nome sugere trata do relacionamento entre Programadores e Designers, as complicações e como tentar amenizar os problemas dessa relação, e como fazer pra que os filhos dessa união (os produtos/aplicativos no caso) possam aproveitar o melhor dos dois. Como estamos falando de uma palestra feita por uma designer esses devem ter sido os slides mais bonitos do evento :D
Na mesma hora estava tento a palestra de Simon Hausmann - QtWebKit, onde ficamos por dentro de como esta o desenvolvimento do QtWebKit e como usar ele, detalhe foi a palestra onde tivemos mais código do evento, onde ele rapidamente colocou o QtWebKit pra rodar dentro de uma aplicação. Aqui cabe um detalhe a meu ver importante, pra realizar os teste ele usou o QtCreator, aparentemente um IDE poderosa pra desenvolvimento em C++, fica aqui a dica, além de tudo ele tem um FakeVim mode onde é possível usar comandos como se estivesse no VIM, pra que eu mude pra ele só falta o suporte ao cmake ;).
Logo após tivemos a palestra do Rasterman: Elementary – small, scaleable touchscreen widget set for mobile devices. Ótima palestra onde vimos o como fazer pra que nossas aplicações sejam bem implementadas e projetas, atendendo as expectativas apesas das limitações dos dispositivos móveis.
Pra finalizar o Dia tivemos a palestra de Sebastian Kugler: Bringing the Free Desktop onto Mobile Devices, onde vimos basicamente o Plasma e seus Widgets como uma alternativa pra mobiles e os caminhos que o plasma terá, como suporte ao kinetics e muito mais.

Assim terminamos mais um dia de palestras.

Nenhum comentário: