3 de setembro de 2008

Programação de jogos sem desenhistas

Eu sempre imaginei como deveria ser programar jogos. Acredito ser sido o sonho e motivação de muitos programadores da minha faixa etária (vinte e muitos anos), mas em todas as minhas tentativas, sempre tive problemas com uma classe de pessoas estranhas (o quem fala) chamada desenhista.

As pessoas desta classe tem que estarem motivadas, são muitos desenhos e muitas "regras" a seguir. O jogo "Fire & Ice" foi o mais longue que cheguei.


Este jogo foi programado por mim e zaca, usando PyGame e funciona em Windows e Linux. Mas paramos por causa da arte, não conseguimos que entregassem um som se quer, musica... (Detalhes quem sabe em um post futuro)

Bem houve uma época que isso não importava onde a diversão era mais importante, e o resto ficava por conta da imaginação







Pra matar as saudades que tal olhar como se programa jogos a 20 anos atras?
No link abaixo tempos os fontes de vários jogos do atari, em assembly e comentados 8)

http://www.qotile.net/minidig/disassembly/

É, resolvi virar programador de jogos num tempo ingrato.

3 comentários:

st3n disse...

Pq sem desenhistas??? Por acaso não fizemos nada? Realmente desenhar e programar são coisas totalmente distintas. Mas acho que até pra programar você precisa de um pouco de inspiração, paciência e dedicação.
Acho que você se equivocou em culpar a paralização do jogo por causa da Arte.
Eu tambem solicitei bilhões de vezes a turma da programação uma solução prática para as mágias do game. Um Editor de magias. E o que obtivemos??? Nenhum resultado. blza???

Unknown disse...

q tal vc ler TUDO? o jogo q foi sem desenhista foram os d atari. Nos nossos não disse q arte naum fez, so naum vez o suficiente. Um editor de magias? Nosso trabalho era fazer um jogo naum um editor d magias q vc nem sabia o q queria.

Anônimo disse...

Rapazes, vamos esquecer o passado. The future is now. Start yours Engines to the future.