20 de agosto de 2008

Carman Revolution

O carman é um aplicativo revolucionário, não sou eu que disse, mas sim a nokia, e muito em breve você poderá ter a nova versão em mãos, ao menos que tem um N800 ou N810. (Gostou do Jabá?)


O Carman tem como foco as pessoas que gostam de Car Modding na verdade todos que gostam de carros e tem tempo/dinheiro pra gastar com ele. O Carman usa um sistema chamado OBD-II (On-Board Diagnostics), que tem como finalidade monitorar os diversos sensores existem no seu carro, atravez de uma conexão serial.

Originalmente o carman utiliza um adaptador OBD-Bluetooth, na ultima versão nós exibíamos somente os dados do carro em tempo real. A nova versão faz isso e muito mais :D.


Além do OBD também nos conectaremos ao GPS onde mostraremos a sua posição no mapa.


Também existirá um modo trip onde será possível ver gráficos gerados a partir dos dados coletados pelo OBD ou por um GPS. E será possível ver a sua posição do mapa em um dado instante do gráfico. Além de poder salvar suas trips e ver posteriormente.


Bem essas são as principais features do aplicativo.

Agora as outras mudanças são, além de uma reestruturação visual (teremos 3 temas hyper supimpas), temos alterações mais drásticas no desenvolvimento e tecnologias utilizadas como vemos abaixo:

Carman v0.6:
  • Linguagem Python.
  • Duas UI's
  • Uma UI em GTK
  • Uma UI em SDL (gauges mode)
Carman v0.7:
  • Linguagem Python e C
  • Unificação da UI
  • UI em EFL/Edje (Python)
  • Um painel de configuração (GTK + C)
  • Um daemon e uma libobd (escritos em C)
Só posso dizer uma coisa, muita inovação tecnológica, muito trabalho e muito trabalho (eu sei, repeti trabalho de propósito)


Um destaque vai para o uso do EFL/Edje, uma tecnologia muito boa, que deu um poder incrível na hora de criar as belas interfaces do aplicativo. Com o custo de muito teste e pesquisa, infelizmente ainda não é uma tecnologia muito utilizada e tem uma documentação ainda falha e escassa. Discutirei mais sobre o EFL em um próximo post ;)

Como a v0.6 foi meu primeiro trabalho aqui no INdT eu tenho um carinho especial por ele, e foi muito bom voltar a trabalhar nele agora, e depois de tanto trabalho é realmente recompensador ver o resultado final dele, principalmente por trabalhar com tantas tecnologias diferentes, e uma equipe com pessoas tão qualificas em áreas diversas e poder ver o quanto eu pude aprender durante este projeto.

Nenhum comentário: