24 de maio de 2009

Nova Honda Twister - CB300 2009

A quase um ano se tem especulações sobre as novas motos que iriam substituir as Honda 250cc Twister e Falcon, imagens circularam pela internet e muito ainda está sobre sigilo.

O principal motivador da substituição é a nova fase da lei de emissão de poluente (promot 3) que obrigou esse mudança súbita de em todas as motos que quando não adotam a injeção eletrônica estão colocando carburadores mais eficientes (normalmente nos modelos 100cc - 125cc) poucas motos já atendiam o promot 3, o que não era o caso das hondas de 100cc a 250cc e portanto todas foram modificadas substancialmente.

As Twister e Falcon foram cancelas e até o momento nenhuma moto foi anunciada oficialmente pra ficar em seus lugares. As fotos "vazadas" na internet eram meio duvidosas e eu não tinha sentido "firmeza" no modelo anunciado, ela era uma versão "ligth" da hornet com uma frente "chinesada", então sai a titan 2009 e pra minha surpresa lá estava aquela frente estilo jaspion, a esperança de ter um naked 300cc estava se esvaecendo, e morreu ao ver essas fotos:

As fotos seriam de um modelo chamado cb300 (a antiga twister era cbx250) e como o nome sugere fortemente teria 300cc, o visual jaspion tá la, pra desgosto de muitos e alegria de outros, ficou bem melhor que na titan, mas ainda não me agrada, basicamente é uma mini-hornet. Mas poderia ser MUITO pior, da uma olhada na provável trail 300.

MEDA
Mas a grande pergunta é:

E o motor?


Era o que prometia salvar a moto com seus 300cc e injeção eletrônica. Prometia mas parece que não vai salvar não, tudo indica que esse 300cc e só pra bater de frente com a concorrência (fazer 250) e pegar os menos esclarecidos, no mundo dos motores cilindrada não é tudo, no quesito força quem da as cartas são os HPs (ou CVs no Brasil) quem estudou física sabe disso, pra você ter uma ideia os atuais modelos 250 tem uma discrepância enorme de cvs

Modelo
Cilindros
Cilindrada
V-Blade
2 em V
19 cv
Fazer
Mono
21 cv
Twister
Mono
24 cv
Mirage
2 em v
28 cv
Comet
2 em v
30 cv
ninja 250R
2 em Linha
33 cv

Pra minha surpresa a nova CB300 vai ter míseros 26cv, isso mesmo, apenas 2 a mais que a twister atual, e pra piorar ela terá apenas 5 marchas (contra 6 da atual).

Se você esperava uma moto com motor mais potente esqueça, melhor mudar pra Comet ou a Ninjinha 250. Se você gosta de motos no estilo "jaspion" vá fundo.
Eu? Bem eu vou continuar esperando por uma custon 250 descente.


2 comentários:

Thiago disse...

Custom de 250cc não pode ser decente, no máximo quebra o galho. :)

Digo isso por experiência própria. Uma viagem em uma moto com mais de 500cc é muito mais segura e confortável. Não digo isto pela velocidade, que não é o objetivo da moto custom, mas pelo torque.

Quanto ao preço, uma Shadow usada em boas condições acha até por 12 mil, o preço de uma 250cc zero.

Unknown disse...

Verdade thiago, minha meta atual eh trocar minha twister por uma Shadow em futuro proximo, eae quanto eh a tua Shadow?