22 de agosto de 2009

Python + qt + Libertade = PySide (é do Brasil)


Meu povo e minha pova, se você, como eu gosta de python, sentiu que o anuncio da Nokia de liberar o Qt ia ser uma coisa muito boa e se sentiu órfão ao ver que as opções python + Qt ainda se mantinham presas a antiga licença?
Então seus problemas se acabaram-se :P

Acaba de ser lançado pelo pessoal no INdT/OpenBossa o PySide, que faz parte da iniciativa QtLabsAmericas.
O PySide são bindings do Qt4 para você usar no Python com toda a liberdade que só a LGPL pode lhe dar.

Você já ta achando fantástico? Pois ainda tem mais.
Você ainda leva pra casa inteiramente grátis uma lib onde você pode criar seus próprios bindings C++/Python chamada de API Extractor.

É muita coisa por muito pouco não acha?

Este projeto deu um trabalhão danado, eu acompanhei um pouco o projeto enquanto estava no INdT e esperei ansioso pelo anúncio, por isso dou os parabéns a TODOS os envolvidos, agora é só colher a fortuna oriunda de toda a fama adquirida (quem sabe um filme da odisseia do PySide kkkkk)

Mas nem tudo são flores, ainda tem muito trabalho pela frente, o PySide ainda só funciona no Linux, então agora é arregaçar as mangas e portar pra windows, mac e etc...

Vejo ótimas oportunidade, pra quem desenvolve em python agora terá um suporte melhor as novas tecnologias da Nokia, pois o Qt será o ambiente padrão dos futuros celulares Symbian e das próximas versões da plataforma Maemo, matando vários coelhos com uma cajadada só ;)

Para saber mais detalhes técnicos sobre o projeto veja este post do setanta um dos pais do projeto.

Nenhum comentário: