14 de janeiro de 2009

E o fim do "g" esta proximo?

O primeiro passo para o inevitável declínio do gtk foi dado.

Hoje foi anunciado que a Nokia esta liberando o Qt 4.5 sob a licença LGPL 2.1, derrubando toda e qualquer barreira que podia haver para a adoção do qt em aplicações Windows, Linux, Mac, S60, Windows CE, maemo, e OVI web services.

E o melhor não para por ai, em breve teremos uma nova infraestrutura (web) pra que VOCÊ possa apoiar o projeto, isso mesmo, com os fontes em repositórios git e tudo o mais.

Bem isso tudo com certeza só é possível graças a compra da trolltech pela Nokia, que agora contando com recursos "infinitos" vindos da Nokia, não precisa mais dos trocados dos desenvolvedores pra se manter.

Então façam suas apostas, com essas medidas quem vai ser o primeiro a cair, gtk ou glib?

;)

link do anuncio

5 comentários:

Anônimo disse...

Eu esperaria que fosse a glib, se eu achasse que isso fosse acontecer =)

Unknown disse...

Bem,

Primeiramente acho muita prepotência queremos prever o que vai acontecer. Porém e fato que com a NOKIA investido pesado no QT com a visão de alavanca a qualidade do QT para utilizalo em suas plataformas moveis (e minha opinião) fará com que a credibilidade e respeito que a NOKIA já possui no mercado passe a ter mais respeito por estar dando suporte a um produto vastamente já utilizado nos dias de hoje... e fato! porém não acredito que venha a desaparecer ou coisa do tipo possa acontecer com GTK+/Glib....

de qualquer forma, quem viver verá!

[]s

Anônimo disse...

bem, não vejo pra onde o gtk deve cair. Mas isso deve ser um incentivo pra eles fazerem algo que preste.

Unknown disse...

Uai... eu pensava que esse tipo de hostilidade não existia dentro do universo do software livre...

Unknown disse...

Naum acredito que nenhum dos dois deva desaparecer, mas naum resisti fazer esta piada, embora eu use gtk/glib MUITO mais de Qt, meu problema com o Qt nunca foi a licenca e sim o C++.

;)